PERIODONTOLOGIA

 
 

O QUE É?

A saúde dentária começa nos tecidos de suporte dos dentes. E se falamos em tecidos de suporte falamos em osso e gengiva. A periodontologia é a área da medicina dentária que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento das patologias que afetam estas estruturas.

QUAL A SUA PREVALÊNCIA?

A doença periodontal que afeta cerca de 65% dos pacientes adultos é, ainda hoje, tardiamente diagnosticada muitas vezes pela ausência de sintomas iniciais. A doença periodontal é uma infeção bacteriana que evolui cronicamente e que pode levar à perda de osso de suporte dos dentes, causando mobilidade dentária, aparecimento de espaços entre os dentes, abcessos periodontais, bolsas periodontais e recessões gengivais.

O QUE ORIGINA DOENÇA PERIODONTAL?

A doença periodontal é influenciada por fatores de risco genéticos, diabetes descontrolada e hábitos tabágicos que  podem estar associados à sua gravidade e taxa de progressão. No entanto é sabido que é a placa bacteriana a principal responsável pela doença.


QUAL O TRATAMENTO?

O tratamento da doença periodontal poderá passar por uma primeira fase dirigida à causa (placa bacteriana) com raspagem e alisamento radicular das bolsas ativas e depois por fases cirúrgicas posteriores com o objetivo de eliminar bolsas periodontais e/ou regenerar tecidos de suporte perdidos. Qualquer tratamento só será viável com um correto follow-up do paciente, o que passa pela frequência assídua de consultas de controlo assim como a incorporação de hábitos adequados e personalizados na higiene oral diária de cada paciente..

A periodontologia clínica engloba igualmente tratamentos plásticos periodontais como recobrimento de recessões gengivais com a raíz previamente exposta ou aumentos de gengiva aderida. Engloba, ainda, procedimentos estéticos de aumento de volume gengival e correções de assimetrias da margem gengival ou sorrisos que mostram muito a gengiva (sorriso gengival), quer à volta de dentes quer em redor de implantes.


Faz sentido lembrar que o corpo humano é um sistema aberto de livre circulação de bactérias e por isso a colonização de bactérias no meio oral não isola a colonização de órgãos vitais.

Estudos demonstram que o indivíduo que tem doença periodontal não controlada terá maior probabildiade em desenvolver:

- doença coronária

- diabetes

- artrite reumatoide

- bebés prematuros de baixo peso à nascença

- maior incidência de cancro oral.

(entre outros)

Influencia igualmente o bem estar do paciente enquanto diminuição de capacidades mastigatória, fonética e impacto no sorriso e auto-estima dos mesmos.