ODONTOPEDIATRIA

A Odontopediatria é a área da medicina dentária dedicada à saúde oral de crianças e adolescentes.

Tem como principal objetivo a realização de tratamentos preventivos mas também curativos para que a criança atinja a idade adulta com uma boca sã, estética e funcional e assim a possa conservar para toda a vida.

Para além de tecnicamente capaz o odontopediatra é um médico dentista devidamente vocacionado para assumir um papel fulcral na colaboração da criança através da implementação de técnicas específicas de controlo comportamental.

Na Facealis dispomos do profissionais credenciados para o atendimento especializado.

Tratamos das suas crianças como se fossem as nossas <3

  • Protocolarmente, a primeira consulta de Odontopediatria deve ser realizada quando os primeiros dentes de leite erupcionam ou, no máximo, até à criança completar o primeiro ano de vida, de modo a estabelecer um programa preventivo de saúde oral.

    A consulta deve assumir um carácter “não urgente” de forma a minimizar a probabilidade da criança chegar com dor/desconforto e ansiedade, o que pode comprometer a sua colaboração com o médico dentista e criação de laços de confiança.

    Na consulta de Odontopediatria são rastreados incorretos hábitos alimentares e de higiene e criado um plano regular de visitas consoante o índice de cárie, fase da dentição ou perfil de cada criança.

  • Os dentes de leite devem ser tratados, tal como os definitivos.

    As características dos dentes de leite fazem com que, uma vez iniciada uma cárie, esta avance muito mais rapidamente do que num dente definitivo, podendo despoletar fenómenos de dor e mais tarde de infeção. A infeção por si pode afetar a formação dos dentes definitivos bem como a saúde da criança em geral.

    Para além do bem estar da criança necessário para a realização das suas tarefas e correta alimentação, a má saúde oral em muito condiciona a auto-imagem da criança e aceitação perante o grupo onde se insere.

    E porque sabemos que prevenir é melhor que remediar faz sentido que na consulta de odontopediatria seja igualmente integrado o diagnóstico precoce relativo á necessidade de Ortodontia Interceptiva / Ortopedia Funcional dos Maxilares.

  • Após um traumatismo, é conveniente ir ao dentista o mais rapidamente possível, pois o tratamento precoce minimiza o risco de complicações posteriores.

    No caso dos dentes de leite, o traumatismo pode afetar diretamente a formação dos definitivos (alteração da forma, direção da erupção ou cor), tornando-se portanto aconselhável um controlo rigoroso destas situações.

    Se houve fractura de um dente definitivo, na maioria das vezes, e se em boas condições, pode fazer-se aderir o fragmento.

    No caso de avulsão (deslocamento total do dente do seu alvéolo), o dente deve ser guardado em soro fisiológico ou leite (sem o esfregar) até à consulta de urgência no dentista.